5 dicas simples para mesclar suas estratégias de marketing offline e online

O marketing on-line pode ser popular, mas muitas das estratégias que usamos off-line ainda são relevantes hoje em dia.

Não deveria ser um caso de escolher um sobre o outro. Muito pelo contrário: uma integração de esforços de marketing off-line e on-line poderia maximizar sua estratégia.

Isso ocorre porque nenhuma estratégia única se ajusta a todas as partes do público. Por exemplo, quando a Pepsi parou sua publicidade na TV em favor da mídia social , caiu para o terceiro lugar no mercado.

Combinando seu marketing on-line e off-line, seus clientes terão a sensação de uma marca confiável e coesa. Seu sucesso se resume a como você gerencia sua estratégia.

Chamada para ação on-line (CTA) para promoções off-line

Imagine que você produziu um anúncio de TV inspirador para a janela de Natal de peças de falar comoventes.

Se você souber a data da primeira exibição para o lançamento na televisão, poderá contar até a estréia com uma frase de chamariz on-line em todos os seus canais de mídia social e talvez até mesmo uma prévia em seu website para aumentar o entusiasmo.

Sua chamada à ação pode até ser tão básica quanto levar seus clientes até a loja no momento de uma venda.

Competições e brindes grátis

Um dos cálices dourados de qualquer esforço de marketing é o endereço de e-mail ativo de um cliente fiel.

Seus esforços de marketing off-line podem ser simplesmente um meio de incentivar seu cliente a compartilhar esse endereço de e-mail. Por exemplo, você pode realizar uma competição baseada em revista que requer um email para comunicação aos vencedores.

“Um dos cálices dourados do marketing é o endereço de e-mail ativo de um cliente fiel”

Você precisaria incluir as caixas obrigatórias para ativar ou desativar novos contatos, mas é provável que você receba uma parcela justa dos endereços de e-mail.

E, se formos cínicos, os clientes podem estar mais dispostos a fornecer um endereço de e-mail para uma empresa que oferece presentes ou descontos gratuitos. É algo para se pensar.

Use dados on-line para esforços off-line

As pessoas que visitam seu website geralmente são as mesmas pessoas que visitam sua loja, por isso é melhor vê-las como um único cliente.

O comportamento deles no website e a interação com o call center provavelmente refletem o comportamento deles na loja. Isso faz do seu site uma mina de informações sobre como você pode organizar melhor sua loja ou organizar promoções na loja.

Isso é mais do que apenas marcar seu esforço on-line para corresponder à marca em sua loja, embora isso seja importante.

Trata-se de ver que um número definido de pessoas clicou em um item em seu website, mas não converteu em uma compra. Isso significa que há interesse, bem como a necessidade de um empurrão para fazer a venda. Esse aviso pode ser uma exibição central quando o cliente entra na loja ou faz uma promoção perto dos caixas eletrônicos. A chave é tornar o processo de compra o mais fácil possível.

Conteúdo gerado pelo usuário em seu marketing off-line

O conteúdo gerado pelo usuário e a interação com o cliente são uma enorme vantagem do marketing on-line. A confiança dada a um colega de trabalho excede o poder de uma peça persuasiva bem escrita por um profissional de marketing.

O conteúdo gerado pelo usuário ajudará a impulsionar seu marketingÉ possível modelar seu mercado off-line, incentivando a interação on-line também. Você pode pedir ajuda para o seu próximo slogan ou procurar a estrela do seu próximo anúncio através de selfies ou vídeos online.

Como alternativa, você pode incentivar o trabalho artístico de um novo produto ou um novo anúncio junto com um breve tweet sobre por que isso seria bom para sua empresa.

É possível começar essa interação através de marketing off-line, se preferir – basta direcionar seu cliente para o seu site ou sites de mídia social para enviar suas entradas.

Use códigos UTM para acompanhar suas campanhas

Com o marketing on-line, é fácil usar os dados para comprovar o retorno do investimento. Você não pode dizer com marketing off-line, se você fez um impacto com um cliente específico, como você pode com o seu site e análise de mídia social.

No entanto, se você incluir uma frase de chamariz e um formulário de captura de lead em sua revista ou anúncio de jornal, use um código UTM para ajudá-lo a rastrear a origem, o meio e o nome da campanha que gerou a interação. Isso permite que o Google Analytics monitore qual campanha direcionou o cliente para você.

Você também pode usar um número de telefone rastreável para interações em campanhas off-line específicas. Isso fornecerá informações sobre informações demográficas que serão úteis para continuar seus esforços de marketing.

Uma empresa digital off-line

Mathew Porter é o diretor da Kumo , uma agência digital especializada em estratégia de marketing online. Ele fala com Anna Jordan sobre como ele trouxe o digital off-line em um recente show de negócios.

Dirigir novos negócios foi um dos principais objetivos estabelecidos para que nossa agência no 4º trimestre de 2018 gerasse novos leads para o início de 2019, com foco principal na conversão desses leads e no crescimento contínuo de novos negócios durante o ano novo.

Uma nova área identificada para o potencial eram leads offline, que sempre foi uma área que nossa agência digital havia negligenciado devido à natureza de nossos negócios on-line. Uma possível fonte para gerar leads off-line foi a presença de shows de negócios e hospedagem de barracas em exposições.

Esse tipo de atividade não só colocaria a nossa agência frente a frente com possíveis tomadores de decisões de negócios que não estão investindo ativamente em marketing on-line, mas também nos ajudaria em redes com empresas de porte semelhante com as quais poderíamos nos conectar e trabalhar.

Nossa agência acreditava que a chave para maximizar esses eventos era incorporar um canal on-line com a interação off-line nesses eventos. A solução foi criar um formulário que pudesse ser acessado por meio de tablets, que as partes interessadas pudessem concluir enquanto participavam do programa.

Depois de concluído e o usuário optar pelos termos de uso, os dados serão enviados para serviços de terceiros. A etapa final seria o envio de um conjunto automatizado de e-mails para o contato, detalhando um relatório inicial do marketing on-line atual de seus negócios para os serviços nos quais eles haviam demonstrado interesse.

Descobrimos que o uso da automação personalizada para se basear em uma conversa inicial pessoalmente ajudou a reduzir o tempo gasto para atuar em potenciais clientes potenciais ao remover estágios manuais de desenvolvimento de um lead, resultando em uma taxa de conversão mais alta

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