3 dicas de marketing digital para microempreendedores 

Os micro empreendedores trabalham em situações que podemos chamar de “frágeis”, porque eles contam com menos recursos e com mais do trabalho próprio para se desenvolverem. Esse tipo de empresa acaba empregando muitos familiares e fazendo muito do trabalho por conta própria, até que a empresa renda o suficiente para terceiras diversas áreas.

Sem dúvida alguma o marketing digital é uma excelente situação para microempresas, porque ele é muito mais barato do que o marketing tradicional e traz resultados mais rápidos e com mais eficiência para você.

Se você ainda não conhece nada sobre o marketing digital, vamos dar 3 dicas fundamentais para que você consiga entender o que você pode fazer por conta própria e o que você deveria reservar uma verba para investir, ou aprender a fazer por conta própria.

Esse artigo tem objetivo de ser o seu primeiro contato com a ideia do marketing digital. Se você já tem alguma experiência, confira aqui no blog materiais mais avançados para a sua necessidade.

1- Entenda quais são as ferramentas do marketing digital

Existem diversas formas diferentes de trabalhar o marketing digital, algumas delas envolvendo especialmente conhecimento e outras envolvendo investimento direto. Se você conhece o mercado onde está atado e consegue escrever ou fazer vídeos a respeito, esse é um excelente começo!

Fazer material sobre um assunto que interesse a quem vai consumir seus produtos, quando bem relacionado, pode ser uma excelente oportunidade de criar relacionamento com as pessoas construir autoridade, que é uma forma de se tornar a referência para as pessoas quando o assunto é o problema em questão.
Isso é chamado de marketing de conteúdo e pode ser usado de forma bem eficiente para aumentar o renome da sua empresa e para gerar buscas, que podem gerar novos negócios. Essa é uma estratégia de médio a longo prazo, mas é bem eficiente e precisa ser colocada em ação o quanto antes.

2- Mantenha suas mídias sociais atualizadas

Se você vai fazer uma page no facebook, mantenha essa page atualizada e sempre com conteúdo novo. Existem diversas formas de trabalhar isso e com ajuda profissional você pode aumentar suas vendas usando o facebook. Existem diversas maneiras de usar mídias sociais mas o indispensável é criar conexão e gerar informações sobre o que acontece na empresa.

Um cuidado importante é entender que posicionamentos frente às questões político sociais que andam muito em voga na internet hoje em dia pode ter resultados desastrosos. É importante entender o que está realmente dando dinheiro para você e a sua empresa.

3- Sempre lide de forma eficiente com crises

Alguém teve uma experiência ruim com a sua empresa, seja online ou offline, e foi para a internet se expressar de forma negativa à respeito da sua empresa. Não tome isso como ofensa pessoal, é normal que a pessoa tenha a tendência a se exaltar. Mantenha a calma e foque em resolver o problema da pessoa.

Converter um “hater” em  um fã da sua empresa é uma das melhores formas de marketing digital.

Com essas dicas você vai começar a aplicar o marketing digital na sua empresa. Agora, se você quer algo mais avançado você sempre pode aprender por conta própria ou contratar um profissional.

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